12 Dicas para aumentar o alcance do Facebook

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Dicas para aumentar o alcance do Facebook. Se você quer mais tráfego gratuito (orgânico)  do Facebook, então a melhor maneira de fazer isso é aumentar a quantidade de engajamento que você recebe com suas postagens.

Engajamento é uma ação que um usuário do Facebook toma em relação às suas postagens.

As formas de engajamento mais populares são comentar, curtir suas postagens e compartilhá-las, mas o engajamento pode assumir outras formas, como clicar em links e marcar você em outras postagens.

Todo esse engajamento ajuda você a melhorar seu alcance orgânico!

Quando seus posts tiverem muito engajamento, isso ajudará a aumentar a exposição nos feeds de notícias do seu público.

Obter mais compartilhamentos e curtidas irá ajudá-lo a alcançar a rede estendida de seu público.

Ter um público engajado deve estar no topo da sua lista de prioridades, se você quiser ter o máximo de tráfego orgânico do Facebook.

Não há nada melhor do que ter um público no Facebook que queira interagir com você e sua marca.

1- Publique em horários certos -Dicas para aumentar o alcance do Facebook

Você sabe que o aumento do engajamento por pessoa vai favorecer o Facebook e seu algoritmo a estender o seu alcance.

Portanto, vale a pena identificar os melhores momentos para fazer postagens e deixar esse timing realmente perfeito.

É apenas senso comum – se você adicionar seus posts nos momentos em que seu público é o mais ativo, então você aumenta significativamente suas chances de obter mais compartilhamentos, curtidas e comentários.

Felizmente, há pesquisas orientadas a dados para ajudá-lo a identificar os melhores horários de postagem em redes sociais para que você possa alinhar sua agenda de postagens com estes.

O próprio Facebook lhe mostra esses dados em seu Estudio de Criação

Postar em momentos aleatórios e esperar muito engajamento não faz sentido. Então vá ao seu mecanismo de busca favorito e procure “os melhores momentos para postar no Facebook”.

Você verá os resultados da pesquisa baseada em dados que você pode usar.

Existem várias ferramentas de agendamento de conteúdo do Facebook disponíveis e recomendamos que você olhe para essas.

A maioria oferece um serviço gratuito, mas haverá limites no número de postagens que você pode agendar.

O Facebook também oferece a opção de programar (agendar) suas postagens, gratuitamente.

Você deve ser capaz de encontrar uma ferramenta de agendamento de baixo custo que o ajudará a sincronizar seus dias e horários de postagem para obter resultados ótimos.

2- Publique conteúdo  centralizado no seu publico – Dicas para aumentar o alcance do Facebook

Você dá ao seu público o que eles realmente querem no Facebook? A maioria dos profissionais de marketing não fazem isso e então se perguntam por que seus níveis de engajamento são tão baixos.

Digamos que você é um restaurante local usando o Facebook para marketing.

Isso significa que tudo o que você posta tem que ser sobre comida ou bebida – certamente não!

Quando você pensa sobre isso, há  tanto que você pode falar sobre qualquer nicho no dia a dia.

O que você não quer fazer é começar a repetir seu conteúdo, porque se você fizer isso você certamente perderá parte do seu público.  

Pense no seu conteúdo do Facebook dessa forma – é sobre o seu público e não sobre você!

O que você precisa fazer é encontrar algum conteúdo atual que envolva seu público.

Uma boa maneira de fazer isso é fazer algumas perguntas a si mesmo:   Que eventos do mundo real posso usar em meus posts?   Há sempre algo acontecendo que você pode usar para ligar ao seu negócio.

Por exemplo, todo ano há o Dia Internacional da Mulher para que você possa criar um post sobre como você apoia isso e você está oferecendo metade do preço para as mulheres em seu restaurante.

Que fatos ou estatísticas interessarão ao meu público?

Se você está no ramo de restaurantes, então há fatos e estatísticas divulgados o tempo todo sobre obesidade, alimentação saudável e assim por diante.

Você pode realmente usá-los a seu favor.

Pergunte ao seu público como eles se sentem sobre a estatística ou fato e assista os comentários rolarem.  

Como você pode fazer seu público rir?

Esta é uma pergunta muito boa. As pessoas gostam do Facebook porque podem manter contato com seus amigos e familiares e podem ser entretidas. Então entretê-los!

Existem milhares de vídeos engraçados no YouTube, por exemplo, e você deve ser capaz de encontrar algo que se relacione com o seu nicho.   É realmente tudo sobre o seu público.

Fazer postagens sobre você ou seu negócio não vai gerar muito engajamento.

Use uma regra 80/20 aqui – 80% do seu conteúdo é para o seu público e 20% é sobre promoção.

Seu público vai apreciar que seu conteúdo é um “saco misto”.

Isso vai deixá-los mais curiosos sobre o que você vai postar a seguir.

Eles vão esperar para ver seus posts futuros, que é simplesmente perfeito.

3- Identifique as publicações mais populares em sua pagina – Dicas para aumentar o alcance do Facebook

Se você tem feito postagens no Facebook por um tempo, então você pode facilmente identificar quais de suas postagens foram as mais populares com o seu público.

Ao analisar, você pode ver que tipo e formato de conteúdo realmente  público gosta.

É provável que você tenha alguns posts que realmente tiveram um bom desempenho.

Eles têm uma tonelada de compartilhamentos, curtidas e comentários, porque seu público realmente adorou o conteúdo.

Não apenas descarte esses posts como algo fora do comum – analise-os para ver por que eles se saíram tão bem.

O objetivo aqui é aprender tudo o que puder com seus posts de sucesso para que você recrie esse amor de noivado com seus posts futuros.

Você usou um meme atraente? Você respondeu uma pergunta específica em detalhes?

Você mostrou ao seu público como fazer algo útil?

É tão fácil para você manter o dedo no pulso com seus posts de alto desempenho usando o Facebook Insights.

Você pode ver todos os seus posts e a quantidade de engajamento que eles receberam, bem como o alcance dos posts.

4- Escolhas bem suas fotos – Dicas para aumentar o alcance do Facebook

Os usuários do Facebook sempre serão mais atraídos por visuais bonitos. A grande maioria do conteúdo na plataforma é baseada em imagens.

A razão é óbvia – é muito mais interessante do que um monte de texto ou um link chato.

Então, uma das coisas mais fáceis que você pode fazer para aumentar seu engajamento no Facebook é saber escolher bem suas imagens.

Tire suas próprias fotos e use-as em seus posts. Esqueça de ser tímido com a câmera – seu público quer saber, gostar e confiar em você.

Eles querem ver você e outras pessoas no seu negócio.

Fotos suas e do seu parceiro também são boas.

É importante que você use as imagens certas que retratam sua personalidade.

Lembre-se sempre que o Facebook é uma plataforma social.

Então seja social com suas próprias fotos.

Uma imagem cativante no Facebook literalmente chamará atenção do seu seguidor.

As pessoas tendem a rolar muito para baixo seu feed de notícias e se virem uma imagem interessante, param para dar uma olhada mais de perto.

As fotos mais eficazes são paisagens deslumbrantes que têm cores marcantes. Fotos divertidas também são muito populares, então seja criativo!

5- Responder os comentários, é uma prioridade – Dicas para aumentar o alcance do Facebook

Dicas para aumentar o alcance do Facebook

Usar o Facebook para gerar tráfego orgânico raramente é uma atividade de “configurá-lo e esquecê-lo”.

Você quer que os usuários comentem suas postagens e quando o fizerem você precisa responder rapidamente a esses comentários.

Alguém teve tempo para adicionar um comentário, então você precisa respeitar isso e responder de acordo.

Pesquisas mostraram que as empresas que respondem a comentários em suas postagens têm muito mais sucesso no Facebook do que aquelas que não o fazem.

Muitas vezes um comentário é na verdade uma pergunta de alguém do seu público-alvo.

Outras pessoas terão a mesma pergunta em sua mente, então, respondendo isso, você vai fazer muito do seu público feliz.

Você precisa saber disso – espera-se que as empresas respondam rapidamente aos comentários no Facebook nos dias de hoje. Entendemos que as pessoas vivem em fusos horários diferentes, mas fazem tudo o que podem para responder rapidamente.

Pesquisas mostraram que quatro horas é um tempo razoável para uma resposta de comentários e atenderão às expectativas de um público do Facebook.

Responder aos comentários que você recebe em suas postagens mostra que você se preocupa com seu público e está ouvindo o que eles têm a dizer.

Quando você responder corretamente, você incentivará mais do seu público a deixar comentários em posts futuros.

6-Alinhe o conteúdo do seu site com o que funciona bem no Facebook – Dicas para aumentar o alcance do Facebook

Dicas para aumentar o alcance do Facebook

Você quer obter o maior número de compartilhamentos, curtidas e comentários possíveis no Facebook. Quanto mais compartilhamentos, curtidas e comentários você tiver, mais você saberá que o conteúdo que você está fornecendo está atraindo o seu público. Você está dando a eles o que eles querem.

Se você sabe que um certo tipo de conteúdo cria uma grande quantidade de engajamento por que você não adicionaria esse tipo de conteúdo ao seu site ou blog?

Há muitas pesquisas e estatísticas para apoiar isso.  O tipo de conteúdo mais popular no Facebook o tempo todo é:

  • Quizzes (um jogo de questionários que tem como objetivo fazer uma avaliação dos conhecimentos sobre determinado assunto)
  • Histórias comoventes
  • Guias de “Como fazer”
  • Posts de opinião ousados
  • Estatísticas chocantes ou surpreendentes

Para replicar isso em seu site não significa que você tem que comprometer a qualidade.

Use títulos para seus posts que despertam o interesse dos visitantes do seu site.

A maioria será de usuários do Facebook de qualquer maneira e eles vão apreciar isso se você tomar uma posição semelhante com o seu site.

7- Use uma chamada de ação (CTA) atraente em suas postagens

Dicas para aumentar o alcance do Facebook

Achamos que isso é óbvio, mas você ficaria surpreso com quantos profissionais de marketing do Facebook simplesmente não o faz.

Você passou muito tempo criando um post perfeito no Facebook e depois não pede ao usuário para fazer algo – isso simplesmente não faz sentido!

Se você quer que as pessoas tomem medidas no Facebook (ou online em geral), então você precisa dizer a elas o que fazer. Algumas pessoas estão desconfortáveis com isso, mas é verdade e você precisa fazê-lo.

Você precisa incluir uma chamada para a ação (CTA) em seus posts.  

Você precisa ter em mente que o Facebook vem reprimindo posts de “isca de engajamento” há algum tempo.

Há alguns anos, você poderia dizer coisas como “deixe um like no post” e “compartilhe este post com seus amigos”.

O algoritmo do Facebook restringirá seu alcance se você fizer isso com frequência.

Mas isso não significa que você deve se esquivar de adicionar um CTA convincente aos seus posts.

Você precisa dizer ao seu público que você realmente quer ouvir deles e que sua opinião importa.  

Uma das melhores formas de CTA é fazer uma pergunta em seu post.

Não implore por compartilhamentos, comentários ou curtidas porque isso pode te colocar em apuros.

Saiba como faturar em dólares com o Facebook, clique aqui e confira!”

8- Use vídeos

Dicas para aumentar o alcance do Facebook

Os vídeos são imensamente populares no Facebook. Os usuários do Facebook consomem mais de 8 bilhões de vídeos por dia.

O fato é que os usuários preferem mais  assistir a um vídeo curto do que ler um monte de texto.

Você pode chamar isso de preguiça, mas muitas vezes será preferível ou mais conveniente para o usuário consumir seu conteúdo desta forma.

Se você não está postando vídeos no Facebook, então você está perdendo a oportunidade de gerar trafego orgânico.

O problema com os vídeos é que eles levam tempo e esforço (e muitas vezes dinheiro) para fazer, então isso afasta muitos profissionais de marketing.

Mas o engajamento que você vai ter de bons vídeos certamente vai valer a pena. 

Sem mencionar a possibilidade de monetizar seus vídeos no Facebook.

Muitos profissionais de marketing cometem o erro de enviar seus vídeos para o YouTube e, em seguida, postar links para estes no Facebook.

Você terá muito mais visualizações se enviar o vídeo para o próprio Facebook.

Isso é conhecido como “vídeo nativo” e o Facebook sempre vai preferir isso em vez de links para sites externos como o YouTube.

É claro que você deve ter um canal no YouTube para o seu marketing, o que estamos recomendando é que você pegue esse conteúdo de vídeo e o reaproveita para o Facebook.

Fazer um vídeo quadrado em vez do aspecto 16:9 ajudará. Isso porque a maioria dos usuários do Facebook estará em seus dispositivos móveis.

Há uma série de serviços online que você pode usar para criar vídeos “quadrados” do Facebook.

Existem algumas opções gratuitas, mas se você planeja postar um monte de conteúdo de vídeo (e você deve) então você provavelmente precisará de uma opção paga.

Estes geralmente não são muito caros.  Algo que realmente impulsionará o engajamento é usar o Facebook Live.

Os usuários realmente gostam de conteúdo ao vivo e você pode obter um número significativamente maior de visualizações e, portanto, tráfego, se você for pela rota de vídeo ao vivo.

9-Postagens Curtas

Os usuários do Facebook não querem ler posts longos. Você terá muito mais engajamento se mantiver seus posts brevemente.

Se você precisar explicar algo em detalhes, então crie uma breve postagem e um link para o seu site onde mais informações estão disponíveis.  

A maioria dos usuários do Facebook vê seus feeds de notícias em um dispositivo móvel.

Eles são “scrollers” experientes e se virem um post muito longo de você, eles vão evitá-lo na maioria dos casos.

Mesmo os usuários de desktop não apreciarão longas postagens no Facebook. Então, se você está acostumado a escrever posts longos, então você precisa sair desse hábito, pois suas taxas de engajamento sofrerão. 

Aqui estão alguns bons exemplos de posts curtos que provavelmente obterão um alto nível de engajamento:

  • Fazendo uma pergunta rápida ao seu público
  • Fornecendo uma citação ou estatísticas interessantes de um artigo onde os usuários podem clicar para ler o artigo na íntegra
  • Imagens que contêm declarações espirituosas ou mal-humoradas
  • Apenas uma única frase pode realmente chamar a atenção do seu público.

Mantendo suas postagens curtas e simples como esta, você aumentará o tráfego orgânico que você recebe do Facebook.

10- Saiba o que seu público quer

Já tocamos nisso – não é realmente importante o que você acha interessante ou divertido é o que eles acham que realmente importa. Você tem que descobrir o máximo que puder sobre seu público.

O Facebook Insights pode fornecer-lhe as informações que você precisa para entender o seu público.

Não ignore esse recurso poderoso, pois ele pode fornecer-lhe um monte de detalhes que você provavelmente não estava esperando que você poderia usar para se conectar melhor com o seu público no futuro.  

Uma coisa que recomendamos é criar uma persona para o seu público.

Isso envolve identificar um membro do seu público com base em sua idade, sexo, interesses, localização e assim por diante.

Você pode encontrar alguns grandes recursos on-line para ajudá-lo a fazer isso.

Se você é novo no marketing do Facebook, entre em grupos relevantes para o seu nicho.

Aproveite para passar por vários posts nesses grupos para ver quais tinham os maiores níveis de engajamento.

Use o que você encontrar como inspiração para criar seus próprios posts.

11-Faça uma pergunta ao seu público

Não há profissionais de marketing suficientes do Facebook para fazer isso.

Os usuários do Facebook gostam de responder a perguntas.

É da natureza humana dar uma resposta quando lhe fazem uma pergunta.

Quando você faz as perguntas certas, você verá que seu público responde com um monte de comentários.

Quais são as melhores perguntas para você fazer?

Aqui estão algumas boas ideias para você:

  • Você concorda que (adicionar uma declaração ou opinião)?
  • Como você (perguntar como eles decidem sobre algo, por exemplo)?
  • Por que você gosta (um determinado produto etc)?
  • Qual é o seu favorito (algo relacionado ao seu nicho)?

Uma coisa boa a fazer com perguntas, é perguntar ao seu público que tipo de conteúdo eles querem ver de você no futuro.

A melhor maneira de fazer isso é dar-lhes uma lista numerada de escolhas.

Tudo o que eles têm que fazer é inserir um número nos comentários.

Você pode dizer a eles, que se o que eles querem não estiver na lista, pode adicioná-lo como um comentário.

Faça o mais fácil possível para o seu público.

Apenas perguntar “que conteúdo você quer” exige que eles pensem e depois respondam com sua escolha.

Se eles só têm que escolher algo de uma lista e digitar um número, é mais  fácil para eles fazerem.

Não espere que seu público trabalhe duro no Facebook porque eles não vão.

12- Facebook Stories

Se você está familiarizado com os stories do Instagram, você saberá que eles aparecem no topo dos feeds de notícias do usuário. Bem, a boa notícia é que eles trabalham da mesma maneira no Facebook também.

Isso vai obter mais atividade ocular para você e deve aumentar o seu engajamento.

Stories vão ter algum esforço para montar, mas você não precisa se esforçar pela perfeição aqui, porque os usuários não esperam isso.

Use Stories do Facebook para construir uma conexão mais forte com seu público.

Quando você cria um bom  Storie no Facebook, você construirá um desejo mais forte dentro do seu público para ver mais do seu conteúdo.

Alguns usuários passarão um tempo em sua página do Facebook verificando postagens anteriores que eles perderam.

Há evidências do próprio Facebook que mostram que uma alta porcentagem de usuários se interessou mais por uma empresa ou indivíduo depois de ver seus stories.

Portanto, faça dos storeies uma parte regular da sua estratégia de conteúdo do Facebook.

Conclusão

Aumentar seu engajamento é a melhor maneira de obter mais tráfego orgânico do Facebook.

Todos os 12 métodos deste artigo especial funcionam e são fáceis de fazer.

Dar ao seu público o que eles querem é o nome do jogo.

Então implemente essas técnicas a partir de hoje e veja seus níveis de engajamento subirem – e seu tráfego orgânico também.

Espero que as 12 dicas para aumentar o alcance e tráfego orgânico no Facebook, venha lhe ajudar em suas estratégias!

Jefferson Santos

Jefferson Santos

Olá, meu nome é Jefferson Santos, tenho 32 anos! Nesse portal vou trazer dicas de como crescer online!

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